Cerimônia de Acendimento da Chama Olímpica de Milano Cortina 2026


Quarta-feira, 26 de novembro, a Cerimônia de Acendimento da Chama Olímpica de Milano Cortina 2026 aconteceu em Olímpia, na Grécia. Este momento simbólico representa a ligação entre os Jogos da Antiguidade e os Jogos da Era Moderna, tradição desde 1936. O sítio arqueológico de Olímpia é o berço dos Jogos Olímpicos. Fundado no século VIII a.C., foi dedicado a Zeus e sediou os Jogos por mais de mil anos. Saiba mais detalhes da Cerimônia de Acendimento da chama Olímpica, a programação e como assistir a transmissão que foi ao vivo.

Como é a Cerimônia de Acendimento da chama Olímpica e onde ela acontece?

No sítio sagrado da antiga Olímpia, onde os Jogos nasceram há quase três milênios, a Cerimônia de Acendimento da Chama Olímpica marca o início simbólico de cada jornada Olímpica. 
Em frente ao Templo de Hera, uma sacerdotisa invoca o deus Apolo para que envie sua luz, capturando os raios solares com um espelho parabólico para acender a chama, símbolo de pureza, paz e da eterna continuidade do espírito Olímpico. Esse
Cercada por sacerdotisas e os kouroi (guardiões Olímpicos), ela realiza um ritual em honra à harmonia entre a humanidade e a natureza. 
A chama é então colocada em uma urna e levada ao antigo estádio por Héstiada, a sacerdotisa guardiã do fogo, onde é entregue ao primeiro portador da tocha, juntamente com um ramo de oliveira, símbolo da paz.
Durante a Cerimônia, os hinos nacionais grego e italiano serão cantados por coral de alunos da Escola Italiana de Atenas.

FONTE DO VIDEO ACIMA, INSTAGRAM.

Cerimônia de Acendimento da chama: os portadores da tocha

O primeiro portador da tocha foi Petros Gaidatzis, remador grego medalhista Olímpico de bronze em Paris 2024. 
A família depois se mudou para os EUA, e Ginnis competiu sob a bandeira americana até meados de 2020. 
Em seguida, um grupo liderado por Dimosthenis Tabakos, que conquistou ouro e prata Olímpicas na ginástica artística (argolas). Ele é presidente da Academia Olímpica Helênica. 
Ao lado dele três remadores: Nikolaos Skiathitis, Ioannis Tsilis e Stergios Papachristos. 
E a candidata, Katerina Ikonomopoulou, que conquistou a medalha de prata pela Grécia no polo aquático em Atenas 2004.

FONTE DO VIDEO ACIMA, INSTAGRAM 


Quando aconteceu a Cerimônia de Acendimento da chama?


Abaixo está o cronograma da Cerimônia de Acendimento da chama. 
  • Data: 26 de novembro de 2025 
  • Horário: 11h30 (horário local), 6h30 (horário de Brasília) e 9h30 (horário de Lisboa). 
  • Localização: Olímpia, Grécia Olympics.com

De 6 de dezembro de 2025 a 6 de fevereiro de 2026, dia da Cerimônia de Abertura no Estádio Olímpico Milano San Siro, a chama Olímpica embarcará em uma longa e empolgante jornada pela Itália. 
A chama será carregada por 10.001 portadores da tocha que darão vida ao Revezamento da Tocha Olímpica. Os portadores incluirão inúmeros atletas Olímpicos e Paralímpicos, além de rostos conhecidos do mundo do entretenimento. 
Após Cortina 1956, Roma 1960 e Turim 2006, a Itália está pronta para sediar o maior evento esportivo do mundo pela quarta vez em sua história.


Assista à Cerimônia de Acendimento da chama dos Jogos Olímpicos de Inverno Milano Cortina 2026


A Cerimônia de Acendimento Olímpica é transmitida ao vivo pelo Olympics.com.

Comentários